sexta-feira, 18 de maio de 2012

Museus a visitar em Santo Tirso



Museu Municipal Abade Pedrosa

Este museu abriu em 1989 e ocupa parte do antigo mosteiro beneditino, apresentando um acervo histórico e arqueológico recolhido pelo abade Joaquim Pedrosa no século XIX. A colecção arqueológica apresenta achados desde a pré-história até à Idade Média, passando pela Idade do Bronze e pela Civilização Romana. O espaço mostra ainda várias exposições temporárias que normalmente são referentes à história e ao património do concelho de Santo Tirso.


Museu Internacional de Escultura Contemporânea

O Museu Internacional de Escultura Contemporânea de Santo Tirso (MIEC-ST) foi fundado a 20 de Novembro de 1996 por proposta do escultor Alberto Carneiro em 1991.  Assim, desde esse ano a cidade de Santo Tirso acolhe o Simpósio Internacional de Escultura, reunindo artistas de todo o mundo. Os simpósios decorrem por um período de tempo definido, geralmente de quatro meses, durante os quais os escultores executam as suas obras e procedem à sua implantação nos espaços públicos do município. O MIEC conta com assessoria de dois comissários, designadamente o comissário artístico nacional, Prof. Alberto Carneiro e o comissário artístico internacional, o catalão, Gérard Xuriguera, professor e crítico de arte.
O Museu implanta-se na área geográfica da cidade de Santo Tirso, estando as obras resultantes dos simpósios dispostas em diferentes áreas públicas. Actualmente com 43 esculturas, o MIEC-ST organiza-se em cinco núcleos principais: 1) Parque D. Maria II e jardins adjacentes; 2) Praça do Município; 3) Jardim dos Carvalhais; 4) Praça Camilo Castelo Branco; 5) Parque Urbano da Rabada.